31 agosto 2009

Galinhada

Frango com arroz! Que combinação maravilhosa!
Esta receita deliciosa é um prato típico da cozinha Goiana.
A galinhada tipicamente goiana leva guariroba (um tipo de palmito amargo) e pequi (fruto que deve ser consumido com cuidado porque a sua polpa recobre uma camada de espinhos).
A receita a seguir é a nossa versão paulistana do prato.

receita galinhada cozinha goiana típica prato único receita fácil prática arroz aves frango
Ingredientes:
1 frango grande (aproximadamente 1600g) limpo e cortado pelas juntas
4 tabletes de caldo de galinha
suco de meio limão
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola ralada
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
2 colheres (sopa) de extratos de tomates
1 pimentão verde cortado em cubos pequenos (opcional)
1 colher (sopa) de salsa picada

Lave os pedaços de frango, tempere-os com dois tabletes de caldo de galinha e o suco de limão e deixe tomar gosto. Em uma panela grande, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango. Adicione a cebola e deixe refogar ligeiramente. Junte o arroz, o extrato de tomate, o pimentão, os tabletes de caldo de galinha restantes e 4 ½ xícaras (chá) de água, mexendo bem, para dissolver. Tampe a panela, e assim que iniciar fervura abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, até que o arroz fique cremoso e úmido. Se necessário, pingue mais água. Retire do fogo e passe para uma travessa. Polvilhe a salsa e sirva a seguir.

Variações: Querendo uma preparação mais picante, acrescente uma colher (chá) de molho de pimenta ou ½ pimenta vermelha bem picada. Se preferir, utilize apenas sobrecoxas e coxas de frango para preparar esta receita.
*

26 agosto 2009

Dicas culinárias - Brócolis

dicas culináriasCozimento: Para evitar que o brócolis fique amarelado ao ser cozido é só manter a panela destampada durante o cozimento, evitando assim, que os gases desprendidos atuem sobre eles mudando a sua cor. Evite colocar bicarbonato de sódio porque ele destrói toda a vitamina C.

Limpeza: Lave o brócolis cru em água com vinagre, deixando de molho por alguns minutos. Os bichinhos miúdos que estiverem nessa verdura sairão todos, ficando na superfície da água.
* * * * *

Dicas culinárias - Camarão

dicas culinárias camarãoOs camarões são encontrados em vários tamanhos e, dependendo do tipo podem ter uma coloração acinzentada ou rosada. Quando cozidos, as cascas tornam-se vermelhas e a carne rosa-pálido. Podem ser comprados crus, com cascas ou descascados, congelados (cozidos ou crus) e, ainda, conservados em vidros, secos e salgados ou secos e defumados. Os camarões frescos devem ter cheiro característico da espécie e a carne uma textura firme. Um quilo de camarão com casca rende aproximadamente ½ kg depois de descascado e no cozimento perde-se um pouco mais.

Cozimento: Para cozinhar camarões, coloque-os ainda

Dicas culinárias - Carne seca

dicas culináriasGeralmente a carne seca é vendida em peças com cerca de meio quilo. Se você não for utilizar toda esta quantidade de uma vez, você poderá prepará-la em maiores quantidades e armazená-la em geladeira por 12 horas, já cozida e desfiada. 

Para dessalgar a carne seca (1): Numa vasilha, coloque os cubos de carne seca, acrescente água até cobrir os cubos e deixe na geladeira. Faça as trocas de água da seguinte maneira: primeira troca, após 2 h, segunda troca, após 2 h. Faça as demais trocas de 1 em 1 h. Complete de 6 a 8 trocas.

Para dessalgar a carne seca (2): Numa vasilha, coloque os cubos de carne seca, acrescente água até cobrir os cubos e deixe na geladeira. Deixe a carne na água por 12 horas fazendo a troca a cada 3 horas.
* * * * * 

Dicas culinárias - Couve-flor




dicas culinárias valor nutritivo

Cozimento: Não escurece ao ser cozida, se for adicionado um pouco de açúcar ou vinagre à água, ou então, junte à água do cozimento uma colher das de sopa de leite e não tampe a panela. 

Limpeza: Lave a couve-flor crua em água com vinagre, deixando de molho por alguns minutos. Os bichinhos miúdos que estiverem nessa verdura sairão todos, ficando na superfície da água.
-->

Valor nutricional: A couve-flor é bastante rica em sais minerais e possui uma quantidade razoável de vitamina A. Como não tem gorduras, é indicada para regimes de emagrecimento.
* * * * *

17 agosto 2009

Dicas culinárias - Tomate

dicas culinárias tomatePara tira a pele dos tomates:
Dica 1: Com uma faca, risque uma cruz na ponta dos tomates. Mergulhe-os em água fervente por 2-3 minutos. Retire e coloque em água fria. em seguida, tire a pele dos tomates, que vai ceder com a maior facilidade. Em todas as receitas é sempre melhor usar tomate fresco. O sabor do alimento natural é muito superior. Se não for possível, utilize tomate em lata. 
Dica 2: Espete-o num garfo e segure sobre a chama do fogão, virando-o lentamente até que a pele amoleça. Lave-o

Dicas culinárias - Beterraba

dicas culinárias beterrabaInfelizmente na maioria dos mercados a beterraba já chega sem os talos, que são fundamentais na hora do cozimento.
Nas feiras livres ainda é possivel encontra-las com os talos.


Ao cozinhar, deve-se deixar 3 cm de talo e não cortar a sua parte terminal, para evitar que ela perca líquidos e nutrientes durante o cozimento, o que acentua o seu sabor, deixa a cor mais concentrada, alem de ficar muito mais saudável.
* * * * * * *

Bolo salgado de espinafre

Acho que acordei meio lenta e ainda em ritmo de domingo.
Estou sem inspiração para fazer algum comentário interessante ou empolgante.
Só vou dizer que vale a pena fazer este bolo porque além de saudável é bem saboroso.

bolo salgado espinafre receita fácil prática liquidificador acompanhamento

Ingredientes:
Massa:
1 colher (sopa) de margarina
2 xícaras (chá0 de farinha de trigo

16 agosto 2009

Bife rolê

bife rolê carne prato principal congelamentoIngredientes:
4 bifes de contrafilé ou patinho (400/800g)
1 cenoura cortada em tiras
4 fatias de bacon

Dicas culinárias - Macarrão


dicas culinárias macarrão massasPara o macarrão ficar mais saboroso
- Cozinhe o macarrão em bastante água: 1 litro para cada 100 g de macarrão, ou seja, para 250 g, 2 litros e meio de água.
Junte à água do cozimento, azeite ou óleo (aproximadamente 1 colher (sopa) para 2 litros e meio de água).
- Só coloque o macarrão na água em franca ebulição.
- Tempere a água de cozimento do macarrão para obter um prato mais saboroso: podem-se usar cebola, louro, grãos de pimenta-do-reino, cravos e até

15 agosto 2009

Dicas culinárias - Cebola

dicas culinárias cebola
Para não chorar ao descascar cebolas:
- Mergulhá-la por alguns minutos em água bem quente. Isso também facilitará o trabalho de descascá-la;
- Colocar um palito de fósforo apagado entre os dentes. O enxofre da cabeça do palito absorverá os gases da cebola, que provocam as lágrimas.
- Colocar uma bolinha de miolo de pão na ponta da faca com que estiver cortando as cebolas.

Como conserva-la:
Se sobrar algum pedaço da cebola que não foi usado, passe óleo ou

Dicas culinárias - Feijão

dicas culinárias feijão

Tipos de feijão:
Preto: grãos pequenos, ideal para ensopados e saladas. 
Rajado: fundo róseo marcado por listras e pintas escuras. Sabor ligeiramente adocicado, é um feijão graúdo, de cor e grãos bonitos. Produz caldo com textura característica e cor marrom-clara avermelhada. Indicado para ensopados e preparações onde o caldo é importante. 
Fradinho: grãos pequenos de cor bege com

Dicas culinárias - Arroz

dicas culinárias arrozPara ficar soltinho:
Adicione à água do cozimento algumas gotinhas de limão.


Congelamento:
Você pode preparar a receita dobrada de arroz e congelar o que não vai utilizar. Para congelar, distribua o arroz cozido e resfriado em alguns recipientes com tampa, embale e etiquete. Leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o de véspera na geladeira.


Com menos calorias:
Você pode diminuir as calorias do arroz se substituir parte deste por couve-flor cozida e picadinha.
 
Caso o arroz venha a queimar:
Retire a panela do fogo, coloque-a em uma bacia com água fria, assim o cozimento será interrompido, e retire o arroz da superfície sem mexer no fundo. Isso só funcionará se não tiver queimado demais.

10 agosto 2009

Salteado de cenoura com alcaparras

Está aí uma receita que não dá o menor trabalho e além do mais é uma verdadeira delícia porque leva as saborosas alcaparras.
Ao longo das minhas pesquisas sobre receitas descobri que podemos preparar alimentos saborosos e saudáveis sem ficar horas e horas na cozinha.
Claro que não deixarei de preparar certas iguarias deliciosas e mais demoradas, mas minha meta é ficar na cozinha o mínimo possível. Não que não goste desta parte da casa, é que infelizmente sempre saio de lá com muita dor nas costas por causa da minha coluna.

receita fácil prática acompanhamento legumes verduras cenoura alcaparras
Ingredientes:
2 cenouras médias

Dicas culinárias - Batata

-->
dicas culinárias batata
 
Armazenamento:
Devem ser armazenadas em local seco e arejado, longe da luz e protegida dos insetos. Preferencialmente disponha-as espalhadas, para evitar germinação das que estiverem por baixo.

Como guardar:
Batatas descascadas podem durar até 4 dias, se forem guardadas numa vasilha com água e vinagre - 1 litro de água para 1 colher (sopa) de vinagre.

08 agosto 2009

Lasanha a bolonhesa

Hoje vou postar a minha deliciosa e maravilhosa receita de Lasanha à bolonhesa!!!
Eu pensava que fazer uma lasanha seria complicadíssimo, mas tive sorte quando tentei pela primeira vez com massa para lasanha que vai direto ao forno e foi super tranquilo.
Existem várias marcas, mas vou recomendar as marcas que experimentei e gostei.
Já fiz esta mesma receita com massa do tipo resfriada e não gostei, a lasanha ficou pesada porque este tipo de massa é mais grossa. Já com a massa do tipo direto ao forno, ela fica bem suculenta, mais leve e muito mais saborosa.

Não reparem nesta foto que é bem antiga, quando tiver uma mais nova eu troco.



Ingredientes:
Lasanha:
- 1 embalagem de massa para lasanha direto ao forno (Petybon, Adria ou outra)
- 250 g de queijo mussarela fatiado

Bolo de chocolate


Eis que de repente surge um... Bolo de chocolate!!!
Esta receita é de liquidificador. Super pratica.
Neste site tem várias receitas de liquidificador http://www.4shared.com/ .
Esta receita faz parte da apostila "AS 10 MAIS DE LIQUIDIFICADOR", faça o download gratuito da apostila neste link http://www.4shared.com/file/W-Oxnp0Y/As_10_mais_de_liquidificador.html 
Até esta data, a apostila permanece no link que estou indicando, mas a qualquer momento o arquivo pode ser retirado do site.
Caso não encontre mais a apostila é porque o material foi retirado do site ou o link foi modificado pelo administrador.
receita bolo chocolate receita fácil prática liquidificador

Ingredientes:
1 xícara de leite quase quente
3 ovos

Yakissoba

Encontrei esta receita neste site:

Yakissoba
4 colheres (sopa) de óleo
400 gramas de carne

Torta de repolho

Hoje vou postar uma receita que encontrei na minha casa em uma coleção de livros chamada Almoço e Jantar, há um bom tempo esta coleção foi lançada nas bancas de jornal e era vendida em forma de fascículos.
Quando fiz esta torta pela primeira vez, olhei para aquela miscelânea na tigela e pensei, deste forno não vai sair coisa boa!
Esta receita me surpreendeu, não pensei que fosse ficar tão deliciosa sendo feita com ingredientes tão simples e de preparação tão fácil.

receita torta salgada receita fácil prática legumes verduras repolho acompanhamento
Ingredientes:
1 repolho de ½ kg picado
1 xícara (chá) rasa de farinha de trigo

04 agosto 2009

Feijoada da Cris

Falando em friozinho! Que tal uma feijoada?
Quando tive vontade de preparar uma feijoada pela primeira vez encontrei várias receitas, mas uma em especial chamou minha a atenção porque durante o preparo é retirada uma boa parte da gordura das carnes.
Para preparar minha primeira feijoada eu me inspirei na Feijoada do Bolinha. Bolinha é um restaurante tradicionalíssimo aqui da cidade de São Paulo. Na verdade eu fiz um mix de todas as receitas que tinha visto e o resultado é que a minha feijoada ficou uma delicia e muito leve.
Vocês vão perceber que a minha feijoada não tem pé nem cabeça. Ops!
Quero dizer que na minha feijoada não tem pé, rabo, orelha e língua, é que eu não sou adepta a essas coisinhas exóticas, mas não condeno quem goste, para os que gostam é só acrescentar essas iguariazinhas. 
Ingredientes:
Carnes da feijoada:
400g de carne seca bovina

Rocambole a bolonhesa


Esta receita que estou postando é uma delícia e muito fácil de ser preparada.
Até mesmo quem não tem o hábito de cozinhar consegue fazê-la de primeira com sucesso!


receita rocambole carne moída assados prato principal receita fácil

Ingredientes:

Para a massa:
½ kg de carne moída, pode ser patinho ou alcatra

Pizza de liquidificador

Ontem à noite fizemos a festa da pizza aqui em casa. Testei uma receita que encontrei no site http://www.4shared.com/ . O site é muito bom, quem me deu a dica foi meu sobrinho, lá encontrei livros, vídeos, fotos, músicas e muito mais.
Encontrei neste site uma infinidade de receitas muito práticas. Passei a procurar este tipo de receita porque estou me especializando em ficar o mínimo de tempo possível na cozinha, mas sem deixar de preparar coisas gostosas e saudáveis é claro!
Esta receita faz parte da apostila DELICIAS DE LIQUIDIFICADOR, faça o download gratuito da apostila neste link http://www.4shared.com/document/60BeD5px/Culinaria_-_Delcias_de_liquidi.htm
Gostei muito dessa pizza, é muito fácil de ser preparada e a massa depois de assada fica bem fofinha e muito leve.

pizza receita fácil prática liquidificador
Ingredientes:
1 xícara de leite
1 ovo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...