30 agosto 2010

Molho à bolonhesa

-->
A receita a baixo é a original feita com carne moída.
Como vocês podem perceber, na foto são visíveis os pedaços da carne porque resolvi fazer com a carne finamente picadinha e ficou excelente com o nhoque.


Molho à bolonhesa

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
500g de carne moída
páprica ou colorau (opcional)
1 cenoura pequena ralada
1 colher (sopa) de salsão picado (opcional)
1 tablete de caldo de carne
1 lata de molho pronto de tomate tradicional (350g)

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída, junte a cenoura, o salsão e deixe dourar, acrescente o caldo de carne, a páprica, o molho de tomate, uma xícara (chá) de água quente e mexa bem para dissolver o caldo, deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até apurar o molho. Sirva preferencialmente com massas grossas e acompanhado de queijo parmesão ralado a gosto.

História na cozinha:
Molho à bolonhesa é um molho para macarrão feito com muita carne e molho de tomate, sua origem é na Bolonha, cidade que fica no norte da Itália. Fora da Itália existem variações com muito mais tomate.
Na Bolonha a tradição é servi-lo com tagliatelli fresco. Não tão tradicional é servi-lo com rigatoni ou usa-lo como recheio para lasanha ou cannelloni.

Dicas:
Quando o molho for rico e pesado como o original, contendo mais carne que molho, preferencialmente deve ser servido com massas de formas maiores como linguine, talharim e fettuccine. As massas maiores seguram a carne muito melhor do que as massas finas. Pode ser servido também com espaguete, mas por ser um molho denso não terá boa aderência.

* * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...