02 outubro 2009

Goulash

Sou descendente de húngaros e adoro o Goulash. Minha mãe trouxe com ela esta receita, quando deixou sua terra natal e veio para o Brasil após a segunda Guerra Mundial. Nesta época eu nem pensava em existir.
É um prato que faz lembrar da minha infância. Lembro-me de que era servido com um tipo de panqueca preparada com batata ralada. Na Europa consome-se muita batata, já aqui, temos a maravilhosa opção do arroz como acompanhamento, iguaria que veio fazer parte da minha vida a partir da pré-adolescência.  
Goulash
receita goulash cozinha húngara internacional típica prato principal carne receita fácil
Ingredientes:
6 colheres (sopa de óleo
1kg de cebola picada grosseiramente
1kg de coxão-mole ou músculo, cortado em cubos médios
Sal a gosto
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de páprica doce
Leve o óleo ao fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que doure ligeiramente. Junte a carne e frite, mexendo até que perca a cor vermelha. Tempere com sal a gosto. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar no liquido que a carne soltar, acrescente água quente conforme secar, para que fique sempre com molho. Cozinhe por 1 ½ hora, ou até que a carne esteja macia. No fim do cozimento, acrescente o extrato de tomate e a páprica. Mexa bem e cozinhe mais um pouco. Verifique o tempero e adicione mais sal se necessário. Sirva com arroz branco ou batata.
Se preferir um molho mais encorpado faça o seguinte:
Em uma frigideira, coloque 2 colheres (sopa) de óleo, junte 3 dentes de alho amassados e refogue ligeiramente. Abaixe o fogo ao mínimo, acrescente 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture rapidamente até dourar e dissolver a farinha. Junte um pouco de água fria e mexa vigorosamente até que fique homogêneo e sem grumos. Com o auxilio de uma concha, junte á frigideira um pouco de molho da carne e continue mexendo até homogeneizar. Junte este preparado á panela da carne, misture bem e cozinhe por 5 minutos. Variação: Se preferir uma preparação mais “quente” acrescente páprica picante.
Curiosidades: O Goulash é um prato de origem húngara muito popular também na Áustria. É um guisado de carne de vaca, com carne de porco ou sem, cortadas em cubos, acrescido de páprica e de muita cebola.

-->

2 comentários:

  1. Olá, Cristina:
    Resolvi assinar o teu Livro de Presença com este pequeno comentário...


    GULYÁS

    Origem do nome:
    A palavra "gulya" em húngaro, significa "rebanho de gado bovino". Gulyás é o encarregado de cuidar deste rebanho, que em português, seria "boiadeiro".

    Gulyás, portanto, é o nome dado a alguns pratos consumidos por aqueles boiadeiros.
    Estes dois, são os mais conhecidos:

    • "Gulyás Leves" - [sopa de gulyás ou caldeirada de carne]:
    A sopa de Gulyás é feita pelos pastores de cavalos na Puszta, a estepe húngara, ou pelos boiadeiros, em grandes caldeirões de ferro (bogrács) ao ar livre, por sobre um fogo de chão, pendurados num tripé de ferro.
    Ela leva muitas horas cozinhando, como o consumée, em fogo lento.

    • "Székelygulyás" - [chucrute com ragu de músculo, e creme de leite]:
    É diferente da anterior, é também, um prato de uma só panela, como convém a quem está cozinhando no campo.

    São pratos tradicionais, clássicos da culinária húngara.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paul. Lembro-me vagamente das histórias contadas pela minha mãe. Seu comentário com tantas informações interessantes acrescenta muito a quem visita este blog. Muito obrigada. Você será sempre muito bem vindo aqui!

    ResponderExcluir

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...