13 janeiro 2011

Como diminuir a ingestão de agrotóxicos

Eu tenho a Síndrome da fibromialgia e descobri que a alimentação tem grande influencia sobre nosso estado geral, por isso venho pesquisado mais sobre este assunto e escrevi esta postagem baseada em informações muito parecidas que encontrei em inúmeros sites.

O excesso de agrotóxicos no organismo pode causar: náuseas, vômito, tontura e dor de cabeça. Se acumulado, pode causar problemas cardíacos, respiratórios, renais e pode também estimular o surgimento das doenças degenerativas, como o câncer (tumores), por exemplo.
O ideal seria consumir somente produtos orgânicos, mas além de mais caros, não são fáceis de serem encontrados por enquanto.

Ao consumir frutas e legumes o ideal é remover a casca mesmo sabendo que ela está carregada de nutrientes. É melhor perder uma parte deles para evitar  ingerir uma quantidade maior de agrotóxicos.

No caso das verduras, um grande aliado é o bicarbonato de sódio que pode eliminar até 90% dos agrotóxicos.
Como fazer:
Primeiro, lave bem as verduras em água corrente.
Em seguida, para combater as bactérias, use vinagre ou água sanitária na proporção de uma colher por litro de água. Deixe a verdura de molho neste preparado por 15 a 20 minutos e enxágüe bem.
Depois, para diminuir o problema dos agrotóxicos, deixe as verduras de molho em uma solução de água com bicarbonato de sódio, na proporção de uma colher de bicarbonato para cada litro de água. Deixe de molho nesta solução por 20 a 30 minutos. Lave bem e estarão prontas para o consumo.
Juntamente com o bicarbonato pode-se acrescentar o suco fresco de um limão já que alguns agrotóxicos de desestabilizam em pH ácido.

Cozinhar os alimentos também pode ajudar na remoção ou na destruição dos agrotóxicos.

Procure comprar os alimentos da safra que requerem o uso de menor quantidade de agrotóxicos.

Evite comprar alimentos que parecem exageradamente grandes, pois certamente receberam mais adubo e estimulantes artificiais.

Prefira comprar alimentos maduros, pois conforme o tempo vai passando os venenos vão se dissipando.

Prefira produtos nacionais, eles não precisam percorrer longas distancias e não vão permanecer estocados por muito tempo, exigindo assim, uma quantidade menor de pesticidas.

Os animais também estão sujeitos aos pesticidas e a produtos químicos, estes se acumulam nos tecidos gordurosos e na pele. Quando for utilizar alimentos de origem animal, retire toda a gordura e a pele, antes do preparo. Compre alimentos com baixo teor de gordura como, por exemplo, os queijos magros e o leite desnatado.

Não devemos parar de consumir frutas, legumes e verduras por poderem estar contaminados. Seguindo alguns cuidados estaremos mais protegidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...