28 março 2010

Cassoulet

-->
Já vi diversas receitas de Cassoulet, eu gosto desta porque não leva o frango, não que eu não goste, mas como o frango tem um sabor mais delicado se comparado às outras carnes, não me parece uma boa combinação. Gosto não se discute.

Cassoulet
Tradicional feijoada francesa feita com feijão branco

Ingredientes:
1/2 kg de feijão branco
4 costeletas de porco
400g de lombo de porco defumado
1 paio picado em rodelas
2 linguiças calabresas picadas em rodelas
100g de bacon picado
2 dentes de alho
2 cebolas
2 cravos da Índia
4 tomates sem pele e sem sementes
2 cenouras
2 colheres (sopa) de azeite
Sal, pimenta, tomilho e manjerona a gosto
1 folha de louro

Deixe o feijão branco de molho em água de um dia para o outro, troque a água e o leve para cozinhar com água, manjerona, tomilho e louro até ficar macio. Em outra panela, aqueça o azeite, refogue uma cebola picada, o alho, o bacon, o paio e a calabresa. Junte tudo ao feijão e acrescente o restante das carnes picadas, o tomate e as cenouras picados, o sal, a pimenta e a cebola inteira com os cravos espetados. Cozinhe até as carnes ficarem macias. Antes de servir, retire a cebola com os cravos. Sirva quente com arroz branco e batata palha.
Fontes: 
http://liderreceitas.blogspot.com/2009/04/cassoulet-tradicional-feijoada-francesa.html 

 
História do Cassoulet
O cassoulet (em Languedociano, caçolet) é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Limousin, em especial das cidades de Carcassone, Castelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit d'oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, lingüiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.
Fonte:

 
Informação
O que é confit
Confit: pedaços de carne de porco ou aves cozidos e conservados na própria gordura do animal dentro de potes de vidro. Para servir, são aquecidos e dourados na própria gordura da conserva. Pode ser também conserva de frutas em açúcar, vinagre, álcool ou azeite.
Fonte:
* * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...