25 fevereiro 2010

Dicas culinárias - Cenoura














Valor nutritivo:
A cenoura é uma hortaliça de elevado valor nutritivo, sendo provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A, que em nosso organismo é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos. Além disso, é importante para uma pele saudável, no crescimento, desenvolvimento ósseo e para a reprodução.
Também fornece a vitamina E que tem ação antioxidante e ajuda na manutenção dos tecidos.
É fonte de ácido fólico, fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular.
Fornece também cálcio, sódio e potássio.
Além disso, o teor de fibra é considerável. As fibras ajudam no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

Um alimento rico como este deve ser consumido toda semana, pelo menos duas cenouras médias por semana.
Também é um alimento ótimo para dietas porque não tem gorduras.


Como comprar:
Apesar de a oferta ser constante durante o ano, os preços mais baixos ocorrem de julho a outubro.
Dê preferência a cenoura mais brilhante e menos grossa, de cor laranja intensa e sem pigmentação verde ou roxa na parte superior. Essa pigmentação se devido a exposição das raízes ao sol durante o cultivo. A substância que dá a cor verde não é tóxica, somente torna a cenoura mais amarga.
As cenouras maiores têm menos qualidade, pois são mais fibrosas e menos saborosas, dê preferência aquelas com comprimento e diâmetro variando entre 15 a 20 cm e 3 a 4 cm.
A cenoura pode ser encontrada já picada ou ralada, embalada em sacos de plástico ou bandejas recobertas por filme plástico. Verifique se está sendo mantido sob refrigeração para garantir sua qualidade, pois quando mantido em temperatura ambiente, murcha rapidamente e entra em processo de fermentação.

Como conservar:
A cenoura pode ser conservada por até 15 dias se mantida em geladeira, dentro de saco plástico próprio para alimentos.
Quando em condição natural, elas devem ser mantidas em local fresco e sombreado.
As cenouras se conservarão por mais tempo se mantidas sem as folhas.
Se forem lavadas antes de serem colocadas na geladeira, devem ser enxugadas com um pano seco e limpo ou com papel absorvente.
Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será bem menor, devendo ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.

Congelamento:
Mergulhe as cenouras em água fervente por 5 minutos, se inteiras, ou por 2 minutos se picadas. Ou então, aqueça-as no forno de microondas por 5 minutos, se inteiras, ou por 4 minutos, se picadas. Em seguida, coloque-as numa vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Seque-as bem com papel absorvente e acondicione em saco plástico, retirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. A cenoura pode ser mantida no congelador por até 12 meses.

Descongelamento:
Quando a cenoura congelada for utilizada na forma crua, deve-se fazer o descongelamento lento na parte de baixo da geladeira. Quando for utilizada cozida, o descongelamento pode ser rápido, direto ao fogo.

Como consumir e preparar:
Pode ser consumida em saladas (crua ou cozida), na forma de bolo, pão, purê, suflê, creme, doce ou suco.
Ao cozinhá-la, utilize apenas o tempo necessário para deixá-la macia, mas crocante; assim se conservam o sabor e os nutrientes.
Ao preparar a cenoura, não é preciso descascá-las; basta raspar a superfície com uma faca.
Melhor se consumida crua ou ligeiramente cozida no vapor para que seus nutrientes não sejam perdidos.
Se for consumida como suco, deve ser tomado assim que preparado, pois após 5 minutos de feito ele perde seu valor nutritivo, que já terá se evaporado.
Evite fazer suco de cenoura com frutas cítricas (laranja, limão e tangerina) porque o ácido cítrico presente nessas frutas destrói a vitamina A.

* * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...