23 junho 2010

Dicas culinárias - Pinhão



O Pinhão é uma tradição nas festas juninas, certamente isto começou porque sua safra ocorre entre os meses de maio e junho.
Aqui no Brasil, o Pinhão que consumimos vem da Araucária também conhecida como pinheiro-do-paraná e pinheiro-brasileiro, mais comumente encontrada no sul do país nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Além da araucária existem várias outras espécies de pinheiros que produzem este tipo de semente. Em Santa Catarina e no Paraná o Pinhão é muito utilizado na culinária no preparo de pratos doces e salgados, também em Santa Catarina acontece todo ano no mês de Maio, a Festa Nacional do Pinhão.
Apesar de ser uma semente, o Pinhão não se encerra num fruto, ele se forma dentro de uma pinha fechada, uma esfera compacta com diâmetro entre 15 e 20 centímetros, que depois de maturada, se abre e libera as sementes que se espalham com a ajuda do vento.
A polpa da semente é a parte comestível, ela é muito dura e precisa ser cozida para ser consumida e pode também ser assada na brasa. Com a farinha que só é produzida artesanalmente, podem se fazer broas, tortas e pães.

Valor nutricional: vitaminas do complexo B (B1, B2, B5) vitamina A, Vitamina C, Vitamina E, cálcio, ferro, manganês, zinco, fósforo, fibras e proteínas.

Saúde: Como todos os frutos secos, o pinhão deve ser consumido moderadamente, pois ele contém muita gordura, algo em torno de 50%, a notícia boa é que é a chamada ‘gordura boa’ (insaturada).

Cozimento: São necessários somente a água e sal. Para cada quilo de pinhão use quatro colheres (sopa) de sal. Lave muito bem os pinhões. Coloque em uma panela de pressão com água, tampe e leve ao fogo. Assim que tiver pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Retire a pressão com cuidado, acrescente o sal, misture bem, tampe a panela novamente e proceda da mesma forma cozinhando por mais 20 minutos. Desligue o fogo e espere abaixar a pressão. Abra a panela, escorra e sirva.

* * * * *

Um comentário:

  1. oi Cristina. Eu como sou do Rio Grande do Sul, conheço muito bem o pinhão, lá usa-se muito. Aqui em Minas onde moro agora, nesta época se encontra no mercado e sempre compro também. Meu marido que é do Nordeste não conhecia e agora gosta muito. Mas nunca fiz nenhum tipo de receita com ele, só com arroz, mas ele é muito bom pra se comer no lugar de pipoca ou coisa assim, vendo um filminho no inverno.

    ResponderExcluir

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...