20 outubro 2010

Arroz e Feijão

Fiz esta postagem pensando nas pessoas que podem chegar até aqui interessadas na cozinha brasileira e para aquelas que têm dúvidas quanto ao preparo do nosso tradicional arroz e feijão.

O arroz e o feijão fazem parte do dia a dia dos brasileiros, estão presentes em noventa por cento das nossas refeições e segundo os nutricionistas
é uma combinação perfeita, e quando servidos como acompanhamento de carnes, legumes e saladas, constituem uma refeição balanceada.
Estou postando as receitas do tradicional arroz e feijão, além destas, existem pelo Brasil afora uma grande variedade de pratos elaborados com outros tipos de grãos e outras formas de preparo.
 
Arroz branco
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz tipo agulha lavado e escorrido
2 xícaras (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de óleo
¼ de cebola picadinha
1 dentes de alho amassado
Sal a gosto

Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue ligeiramente a cebola e o alho, tomando cuidado para o alho não queimar, junte o arroz e refogue muito bem até ficar seco e brilhante. Adicione a água, o sal e misture bem. Deixe cozinhar até que a água seque um pouco e fique apenas cobrindo o arroz. Abaixe o fogo ao mínimo, tampe a panela e cozinhe mais um pouco até secar a água. Apague o fogo, mantenha a panela tampada e aguarde alguns minutos. Antes de servir, misture com um garfo para que fique bem soltinho, passe para uma travessa e sirva.

Congelamento: Distribua o arroz cozido e resfriado em alguns recipientes com tampa, embale e etiquete. Leve ao freezer ou duplex por até três meses. Para descongelar, deixe-o de véspera na geladeira.

Dicas:
Se desejar fazer uma quantidade maior é só seguir as proporções e  multiplicar as quantidades.
Se preferir um arroz mais duro ou mais coladinho, diminua ou aumente a quantidade de água.
Caso o arroz venha a queimar, retire a panela do fogo, coloque-a em uma bacia com água fria, assim o cozimento será interrompido, e retire o arroz da superfície sem mexer no fundo. Isso só funcionará se não tiver queimado demais.
 
O arroz é muito versátil e permite uma infinidade de variações, vejam algumas delas:

Variações:
No lugar do sal pode-se colocar um tablete de caldo de galinha para cada xícara de arroz ou outro tempero pronto de sua preferência.
Coloque bacon picadinho para refogar junto com a cebola e o alho.
Após refogar o arroz, junte um ou mais tipos de legumes, como batatinha picada, ervilha fresca, milho verde, ervilha, vagem, cenoura ralada, etc...
Acrescentando uma colher de extrato de tomate mudará a cor e o sabor.
Para o arroz ficar avermelhado coloque uma colher de colorau para cada xícara de arroz.
Adicionando uma colher (chá) de açafrão o arroz ficará amarelinho e com outro sabor.
Quando secar a água do cozimento, junte queijo parmesão ralado, abaixe o fogo, tampe a panela e termine o cozimento.
Polvilhe salsa picada antes de servir.

Feijão tradicional
Ingredientes:
500g de feijão-carioca
Água
1 folha de louro
1 pitada de cominho em pó
2 colheres de sopa de óleo
3 dentes de alho amassados
Pimenta a gosto
1 cubo de caldo de bacon ou outro de sua preferência
Sal a gosto

Escolha e limpe o feijão. Lave bem e deixe de molho em água, na geladeira, até o dia seguinte.
Escorra o feijão que estava de molho e reserve. Em uma panela de pressão, coloque o feijão e acrescente água até que ultrapasse aproximadamente 8 centímetros acima do nível do feijão. Acrescente a folha de louro e o cominho, tampe a panela e leve ao fogo. Assim que a panela começar a chiar, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar por 45 minutos. Passado este tempo, retire a pressão e abra a panela.
Em uma panela pequena, coloque o óleo e refogue o alho até que comece a soltar seu perfume. Retire uma concha de feijão da panela de pressão e junte ao alho, amasse os grãos do feijão com a própria concha, acrescente o tablete de caldo e a pimenta, misture bem e junte este preparado ao feijão que ficou na panela de pressão. Mexa bem e deixe cozinhando até que o caldo engrosse um pouco. Prove o sal e acrescente mais se necessário.

Congelamento: Embale e etiquete o feijão pronto e frio e leve ao freezer ou duplex por até três meses. Descongele-o na geladeira.

Dicas:
Para diminuir o tempo de molho, ferva água em uma panela, desligue o fogo, coloque o feijão na água, tampe a panela e deixe de molho por duas horas.
Para diminuir o problema da flatulência que o feijão pode causar, jogue fora a água onde o feijão ficou de molho e coloque nova água. Coloque o feijão na panela de pressão e leve ao fogo sem a tampa, depois que levantar fervura conte dez minutos, abaixe o fogo para colocar a tampa e cozinhe normalmente.
Se desejar um caldo mais grosso basta amassar uma quantidade maior de grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...