08 novembro 2010

Macarrão com batata (Krumplis Tészta, Burgonyás Tészta ou Granadir Mars)


Esta postagem é um pouco longa, mas vale a pena ler com carinho, pois tem muita informação interessante!
Muitas coisas acontecem de forma surpreendente, basta plantar uma sementinha!
Minha mãe preparava uma comidinha tradicional da culinária Húngara que eu simplesmente adoro, é um prato muito simples e pouco conhecido pelos brasileiros e como acho delicioso resolvi que postaria esta maravilha.

Em casa era chamado de Granadir Mars, mas como eu não sabia se esse era o nome correto em Húngaro, fui pesquisar na net e não consegui encontrar nada.
Lembrei-me do blog de um Húngaro famoso, o blog do István Wessel (http://www.receitasdowessel.blogspot.com/). István Wessel é especialista em carnes e um dos responsáveis pela empresa Wessel Culinária & Carnes (http://www.wessel.com.br/) que tem mais de 50 anos de existência no Brasil, ele lançou diversos livros, teve colunas nas revistas Gula, Vip, no jornal Valor Econômico e na Radio Eldorado AM e FM. Atualmente está diariamente ao vivo na Bandnews FM.
Fui até o blog do Wessel e deixei um comentário perguntando se ele conhecia e sabia o nome deste prato. Depois disto voltei ao blog algumas vezes para ver se tinha resposta. Alguns dias depois, encontrei a resposta escrita por Paul Holfinger, um freqüentador do blog e amigo pessoal do István Wessel.
Deixo aqui a resposta do Paul Holfinger que nasceu em Budapest e conhece muito bem a cultura do país, assim vocês podem conhecer um pouco mais sobre este prato delicioso.

Resposta deixada por Paul Holfinger no blog do István Wessel (http://receitasdowessel.blogspot.com/2010/10/antiga-receita-de-picadinho-de-boi-com.html)
“A receita à qual a Cristina se refere, deve ser a "Krumplis Tészta" ou "Burgonyás Tészta". É uma receita simples e saborosa, eu também gosto dela. Há mais duas receitas muito simples também, variantes dela: a "Tojásos Tészta" (macarrão com ovos mexidos) e a "Káposztás Tészta" (macarrão com repolho). Não são pratos sofisticados, mas muito saborosos. Quem conhece a primeira, deve conhecer as outras duas também, pois são da mesma "categoria".” Paul Holfinger

Fiquei super feliz com a resposta e como toda pessoa curiosa, fui até blog do Paul Holfinger (http://paulholfinger.blogspot.com/) e não acreditei no que estava encontrando!!!
Ele disponibiliza no blog o download do Livro de Receitas da Culinária Húngara que vem sendo elaborado desde 23 de outubro de 2009 pelos membros da Comunidade Húngara e Descendentes: "MAGYAR - EU ADORO ESTE BRASÃO ®" criado por Ladislau Zuigeber no Orkut pela Internet e, é a compilação das receitas postadas nos forums, por seus membros.
Como eles dizem, é um documento "vivo" em transformação, sendo construído gradual, mas continuamente por seus colaboradores e usuários. Nunca haverá uma última receita porque o livro não possui a "última página"!
Segundo as informações, o Livro de Receitas com download free, tem o objetivo de divulgar a tradicional culinária húngara e pode ser distribuído livremente para parentes, amigos e vizinhos. Para aqueles que não são membros do Orkut, mas quiserem "baixar" a versão atualizada do livro, encontrarão sempre a última versão disponível para download, no "blog de Paul Holfinger" em:
DOWNLOADS: - E-BOOK: Receitas da Culinária Húngara

Vocês podem imaginar minha alegria com a descoberta deste livro!
Não conseguia parar de ler. Os nomes são bem estranhos, mas conheço várias receitas do livro. Minha mãe preparava estas receitas quando eu era criança e agora posso tentar preparar para matar a saudade. Certamente minhas preparações não ficarão iguais as dela! Comida de mãe não tem preço!

Abaixo vocês vão encontrar a receita que minha mãe preparava aqui no Brasil. Certamente na Europa ela seria elaborada com um tipo de macarrão caseiro preparado artesanalmente.

Macarrão com batata
Krumplis Tészta, Burgonyás Tészta ou Granadir Mars
Ingredientes:
500g de macarrão parafuso
150g de bacon picado
6 batatas médias
4 cebolas picadas
Sal a gosto
Óleo


Frite o bacon na própria gordura até ficar bem douradinho. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Reserve. Cozinhe as batatas sem deixar que fiquem moles demais. Reserve. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Descasque as batatas cozidas e corte em quadrados não muito pequenos. Junte as batatas e o macarrão na panela onde estão o bacon e a cebola, tempere com sal a gosto, misture bem e sirva. 

Variações: Muito húngaros gostam de acrescentar a páprica durante o preparo e já no prato, pulverizar uma pitadinha de pimenta-do-reino moída na hora.

2 comentários:

  1. FELIPE CARROCI MARTINS27 de setembro de 2019 às 11:42

    Nove anos depois de você postar, estou eu aqui vendo se mais alguém conhecia a receita que me foi apresentada pela minha mulher. Muito legal o post. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe.
      Pois então, seja bem vindo ao mundo dos sabores húngaros.
      Muito bom receber este seu comentário!!!
      Poucas pessoas mesmo conhecem esta delícia!!!
      Desejo um super 2020 para vocês e até a próxima!
      Abs

      Excluir

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...