05 julho 2010

Dicas culinárias: Caldos caseiros



Os caldos de galinha, de legumes e de carne industrializados são muito práticos e saborosos, mas possuem muito sal, gordura, corantes artificiais e conservantes, que se utilizados em excesso podem fazer mal a sua saúde e salgar sua receita.
Existem muitos casos que necessitam de alguma restrição alimentar, como a hipertensão arterial que requer uma dieta com restrição de sal, e também casos de intolerância alimentar a corantes e conservantes.
Para obter uma alimentação mais saudável e natural você pode fazer os caldos em casa e dar um toque de sabor caseiro às suas receitas.
Estes caldos são muito nutritivos e podem dar um toque especial a uma infinidade de receitas deliciosas. Um simples arroz integral adquire mais cor e sabor e as sopas ficarão mais saborosas e nutritivas.
São muito simples de serem preparados e você ainda pode congelar para ter sempre a mão quando necessário.

Base para os caldos:
- Cebola picada
- Alho picado
- Cenoura picada
- Boueut garni (salsinha, louro, tomilho, alecrim, cebolinha verde, aipo, majerona, orégano, salsão, alho poró, sálvia, dill) ou ervas a gosto
- Tomates picados (opcional)
- Pimenta calabresa (opcional)
- cravos (opcional)

Caldo de galinha:
- Carcaça de frango: asa, pescoço ou pernas

Caldo de carne:
- Carne magra, músculo, patinho ou acém

Caldo de legumes:
- Sem adição de qualquer tipo de carne

Caldo de peixe:
- Carcaça de peixe

Utilize a mesma base para dar sabor a qualquer um dos três caldos.
Em uma panela, coloque os ingredientes que formam a base para os caldos e acrescente a carcaça de frango, ou a carne, ou o peixe ou os legumes. Cubra com água e leve ao fogo alto até iniciar a fervura, abaixe o fogo e cozinhe até reduzir pela metade. Deixe o caldo cozinhar bem lentamente, por pelo menos 12 horas. Quanto maior o tempo de cozimento mais saboroso ele será. Coe, deixe esfriar e leve a geladeira. Quando o caldo gelar, a gordura ficará por cima e assim será muito fácil para retirá-la completamente. Guarde na geladeira por no máximo uma semana ou leve ao freezer ou duplex e congele por até 3 meses. Não utilize sal, pois estes caldos servem unicamente para dar sabor. Adicione o sal durante a preparação dos alimentos.

Dica para o caldo de galinha: Se for preparar algum prato em que vai utilizar frango desfiado, prepare o seu caldo caseiro quando for cozinhar este frango, que ficará delicioso e muito bem temperado.
Se preferir um resultado mais leve, retire a pele do frango antes de cozinhar.

Dica para o caldo de carne: Um bom caldo de carne pode ser feito acrescentando diversos ossos diferentes, o tutano presente neles dá um sabor maior e fornece muitos nutrientes. Você pode utilizar a canela de boi sem a carne, cortada em pedaços pequenos, você pode pedir para que seja cortada no próprio açougue, que muitas vezes fornece até gratuitamente. Lave muito bem os ossos em água corrente. Coloque numa panela e cubra com a água e suco de limão. Deixe descansar por uma hora. Retire desta água e proceda de acordo com a receita.
Quando o caldo começar a ferver, poderá se formar uma camada de espuma na superfície da preparação. Esta espuma pode conter toxinas contidas na carne e ossos e se não for removida, poderá deixar o caldo menos saboroso. Remova a espuma com o auxilio de uma escumadeira. Depois de removê-la, abaixe o fogo.

Dica para o caldo de legumes: Utilize cascas, talos e sobras de legumes e folhas, eles são muito nutritivos.

Dica para armazenamento: Depois de pronto, coado e desengordurado, coloque em forminhas de gelo, em potinhos, em saquinhos ou onde a sua imaginação te levar, congele em seguida e vá retirando conforme a necessidade de uso.

Dica para conservação: Na geladeira o caldo dura até uma semana (ele deve ser armazenado na parte mais fria da geladeira) ou cerca de 3 meses no freezer.

* * * * *

Um comentário:

  1. Muito boas dicas, realmente o caldo industrializado tem muita gordura e sal, vou experimentar fazer o caseiro qualquer dia destes.
    Bjs e Boa Semana

    ResponderExcluir

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...